Painéis 1 e 2

Manhã

Monica Gomdin 

Universidade de Brasília - Brasil


Nuno Manuel Sessarego Marques da Costa 


Doutor em Geografia Humana pela Universidade de Lisboa. Mestre em Geografia Humana e Planeamento Regional e Local pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professor profissionalizado pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Licenciado em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 

É Professor Auxiliar e Presidente do Conselho Pedagógico do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Foi Monitor do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Professor do Ensino Secundário. 




Sylvia Ficher 


Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade São Paulo, obteve o Master of Science in Historic Preservation pela Columbia University, Nova York. É doutora em Historia Social pela FFLCH/USP tendo realizado Pós-Doutorado em Sociologia 1990-92 na École des Hautes Études em Sciences Sociales, Paris. 

É professora da Universidade de Brasília e pesquisadora CNPq 1B. Recebeu o prêmio CLIO da Academia Paulistana de História com seu livro “Os arquitetos da Poli”. 



Fabiana Arruda

Professora do Programa de Pós-graduação em Transportes - PPGT/Unb - Brasil.




Tarde

Eduardo J. C. Beira

Depois de uma primeira carreira académica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Engenheiro químico, 1974), foi administrador de empresas industriais e de serviços durante mais de vinte anos. Regressou posteriormente á vida académica, como professor associado na Escola de Engenharia da Universidade do Minho (2001-2012), tendo nos últimos anos tido a responsabilidade do curso de Inovação para alunos dos vários cursos doutorais, entre outros cursos. Professor do programa MIT Portugal, desde 2008, foi também professor no Megallan MBA (Escola de Gestão do Porto, Universidade do Porto).

Coordenador do projeto FOZTUA (www.foztua.com ) desde 2010, um projeto internacional e multidisciplinar relativo à história, à memória e recuperação da linha do Tua, uma linha ferroviária centenária numa zona periférica do Norte de Portugal, parte da qual será submersa por uma nova barragem em construção. 

Atualmente é também Senior Research Fellow no IN+ Center for Innovation, Technology and Public Policy (http://in3.dem.ist.utl.pt, no Técnico, U. Lisboa). 

Principais temas de interesse: inovação e desenvolvimento de regiões periféricas, filosofia da tecnologia e da ciencia. Publicou vários livros, incluindo a tradução das obras do filosofo Michael Polanyi. Mais informações em www.dsi.uminho.pt/ebeira.


Érika Cristine Kneib


Arquiteta Urbanista, Mestre e Doutora em Transportes. Atua como professora adjunta na Universidade Federal de Goiás, no curso de Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós Graduação Projeto e Cidade.

Desenvolveu pesquisa de pós doutorado no tema mobilidade urbana, no Instituto Superior Técnico de Lisboa. Pesquisa temas relacionados à mobilidade urbana; planejamento urbano e de transportes; centralidades urbanas; transporte coletivo; acessibilidade; polos geradores de viagens e análise espacial.

Exerceu atividades relacionadas a planejamento urbano, transportes e mobilidade urbana em prefeitura municipal, no Governo do Distrito Federal e no Ministério das Cidades. Participou de projetos na Universidade de Brasília, Agência Nacional de Transportes Terrestres e Ministério dos Transportes. Ministrou aulas no curso de Arquitetura e Urbanismo e no Mestrado em Desenvolvimento Regional da UFT.



Raul de Bonis Almeida Simões


Graduado em Engenharia Civil, Especialidade Transportes (1972); Curso de Mestrado em Engenharia de Produção, ênfase em Transportes, pela COPPE/UFRJ (1973); Diplôme d Etudes Approfondies DEA pela Université Paris Val de Marne(1981); Dsc. em Geografia Humana pela Université Paris I Panthéon Sorbonne (1983).

Em 1996 obteve Diploma de Especialização em Políticas Públicas e Governo junto à UFRJ. Professor Adjunto do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ desde 1998, foi Secretário de Estado de Transportes do Rio de Janeiro em duas ocasiões 1999 e 2002; Secretário de Infraestrutura de Transportes e de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes entre 2003 e 2004 e Diretor de Planejamento Orçamentário e Marketing da Companhia Brasileira de Trens Urbanos CBTU/Ministério das Cidades – entre 2004 e 2011.

Experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase Planejamento e Organização. Atua especialmente nos seguintes domínios: transporte, transporte urbano e regional, transporte ferroviário e transporte e desenvolvimento.



Paulo Cesar Marques 

Professor do Programa de Pós-graduação em Transportes - PPGT/Unb - Brasil.